quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Barca do Sol - 1976 - Durante o verão






então...tem quase um mês que não posto aqui, senão mais. é peso, comecei a trabalhar, tou com pouco tempo, mas pode crer, tou por aqui.

não sabia bem o que postar, mas optei por esse ótimo álbum da Barca do Sol, banda das antiga, da qual gosto muito. foi escolhido esse, tanto pela sua qualidade, quanto pela importância que tem pra mim, questões pessoais e talz.

o som deles me lembra algo de muito tempo atrás, séculos talvez, ou algum tempo que talvez exista em nossa cabeça, mas nunca tenha existido, de fato. não é saudosismo besta, é apenas a impressão que tenho, quando ouço. enfim.  

voltando, o som deles é classificado por muitos como folk, provavelmente por utilizar-se de instrumentos acústicos, em sua maioria, como violão, contrabaixo acústico, violoncelo, percussão...pouca, ou quase nenhuma, guitarra, bateria e baixo elétrico. entretanto, o som dos caras viaja bastante entre belas melodias e letras, até passagens tensas, mais sinistras, digamos assim. Misturando ritmos tradicionais brasileiros, bem como suas influências do rock progressivo (em alta nos anos 70) e da música erudita, a Barca do Sol fez parte da geração dita "psicodélica" da música brasileira. Contou em sua formação com, entre outros, Jaques Morelenbaum e com, pasmem, Ritchie ("Menina veneeeno..." ♫), que tocava flauta.

Enfim, como as outras coisas que postei aqui, esse álbum é de audição obrigatória. pra qualquer pessoa.

Já conversei demais, vou deixar link do youtube lá embaixo, pra quem quiser ouvir músicas separadas.





1 - Durante o verão (Nando Carneiro - Geraldo Carneiro)
2 - Hotel Colonial (Muri Costa - Geraldo Carneiro)
3 - A língua e a bainha (Nando Carneiro - Geraldo Carneiro - José R. Resende)
4 - Os pilares da cultura (Geraldo Carneiro - Jaques Morelenbaum)
5 - Karen (Alain Pierre)
6 - Memorial day (João Carlos Pádua - Nando Carneiro)
7 - Banquete (Geraldo Carneiro - Jaques Morelenbaum)
8 - Belladonna, Lady of the rocks (Nando Carneiro - Geraldo Carneiro)
9 - Outros carnavais (Geraldo Carneiro - Jaques Morelenbaum)



Baixaê




integrantes:




Um comentário: